Accessibility Tools

16 10 IMA Dia da ciência noticiaA ciência desempenha um papel crucial no futuro sustentável do planeta, e neste Dia da Ciência e Tecnologia (16 de outubro), celebramos os cientistas que trabalham para tornar esse futuro possível. Um exemplo notável é Maria Inês Tavares, professora e diretora do Instituto de Macromoléculas da UFRJ, que, junto com sua equipe, desenvolveu bioplásticos biodegradáveis.

Esses bioplásticos, compostos por bioativos de alimentos funcionais como linhaça e chia, oferecem uma alternativa ecológica aos plásticos sintéticos tradicionais, especialmente no setor de embalagens descartáveis. A inovação, que está em processo de patente, já recebeu reconhecimento da mídia e da comunidade científica internacional.

Em entrevista, Maria Inês destaca o trabalho em equipe e a interdisciplinaridade. “É importante destacar que essa visibilidade é o resultado de um trabalho contínuo e colaborativo, que vem sendo desenvolvido ao longo de muitos anos por todo nosso grupo. Nossa atuação abrange síntese e caracterização de materiais poliméricos, nanotecnologia, tecnologias para sustentabilidade e ciência de alimentos”, conta.

Clique AQUI para mais informações!

Fonte: Parque Tecnológico da UFRJ